Quem sou eu

Minha foto
Writer, translator e interpreter.

domingo, 28 de março de 2010

Falta de Caráter Deveria Governar um País?

A interrelação humana é, sempre foi e sempre será problemática. As pessoas são diferentes, não apenas por sua genética, mas pelo próprio meio ambiente onde foram criadas e devido às necessidades específicas que têm. Não é difícil intuir que todas essas diferenças acabam gerando posturas de vida diferentes, que levam a diversas opiniões sobre o que é certo e errado, sobre o que é pertinente ou não. Qualquer um de nós já esteve em uma reunião ou festa e viu que ânimos podem ou não se exaltar, mas que frequentemente as pessoas discordam umas com as outras.

Se ampliada essa dificuldade básica de relacionamento humano a um país inteiro, sabe-se logo de cara que não vai haver uma plácida concordância nacional. Alguns dirão que passam fome, outros enfatizarão que carecem de recursos intelectuais e outros afirmarão que pagam demais e levam de menos. Resumindo, uns querem assim, outros querem assado. Isso é normal e engrandece a condição humana em sua eterna busca por justiça e equilíbrio. E em sendo essa questão levada com consciência e carisma, sempre haverá um meio termo satisfatório e benefícios a todos.

Infelizmente, por vezes não existe a intenção de solucionar uma questão. A História está repleta de exemplos onde o equilíbrio foi simplesmente trocado pela ganância pelo poder. Utiliza-se uma desculpa – normalmente o descontentamento de uma massa populacional desfavorecida – para se conseguir as ferramentas para se dominar a situação. Uma vez no poder, a facção longe está de representar às necessidades daqueles que deram seu apoio, pois desde o começo o foco foi apenas adquirir poder e suas consequentes vantagens.

Tivemos a infelicidade de ver a greve dos ‘professores’ do Estado de São Paulo. Pedras foram jogadas na polícia e desejava-se invadir intencionalmente a área de segurança do Palácio Bandeirantes, o que feriria a lei e a ordem, sem as quais um país não pode existir. Uma manobra eleitoreira, pois embora o Brasil inteiro esteja em um caos educacional, greves desse porte só na cidade de São Paulo, reduto da oposição ao atual governo. E ficam perguntas: é esse tipo de gente, que joga tão maliciosamente baixo, sem ponderação ou intenções positivas, que devemos ter em nosso governo? É disso que o Brasil precisa? É disso que qualquer povo precisa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Há que discordar sim, mas sem perder a elegância jamais.